A comunicação é essencial para que a sua marca conquiste espaço no mercado.
E hoje, sem dúvida, as mídias sociais podem ser uma grande aliada para conquistar e manter clientes, em qualquer área de atuação, criando a possibilidade de entender o comportamento do consumidor, promover o diálogo, elevar a reputação da marca e também vender. O brasileiro passa, em média, 9,7 horas mensais nas redes sociais, está mais conectado do que nunca e recorre às redes para se informar sobre notícias, marcas, restaurantes, livros, hotéis, serviços e tudo o mais que deseja. Por isso, a cada dia as empresas percebem a importância de marcar presença no mundo digital, seja através do Facebook, Instagram, Linkedin, WhatsApp, Snapchat, blogs, etc.
Por que investir em mídias sociais?
- Interatividade – Um bom relacionamento é essencial para que seu público alvo se identifique e tenha segurança ao adquirir seu produto ou serviço. Nem sempre ele está disposto a entrar no formulário de contatos de seu site, ou pegar o telefone para tirar uma dúvida. Dispondo abertura para que ele possa interagir com sua marca através das redes sociais, além de otimizar o tempo do seu cliente, reduz a sua taxa de rejeição.
- Mídia espontânea – Outro grande fator, é que essa interatividade ocorre também quando o usuário curte, comenta ou compartilha o seu conteúdo, é o “boca a boca online”! As marcas que sabem utilizar bem as redes sociais conquistam aliados e garantem mídia espontânea: clientes satisfeitos divulgam a marca e falam positivamente sobre suas experiências. Seu cliente é a sua melhor propaganda.
- Custo X Benefício – Sua página é o seu cartão de visita. É importante que seja bem gerenciada, com um bom planejamento e cuidado com as imagens e qualidade dos posts. Investir numa equipe bem treinada que seja responsável pela criação de conteúdo e gerenciamento da fanpage é um ganho para a empresa. Uma estratégia bem executada pode gerar grandes resultados e fortalecer a marca.
- Mensuração de resultados – Uma das grandes vantagens das mídias sociais para um negócio, é que os resultados são mensuráveis, podendo proporcionar à empresa, relatórios e informações, que muitas vezes, outros veículos de comunicação, não conseguem mencionar com tanta precisão.
Alguns cuidados que devem ser tomados
- Defina seu público – Para sua marca se comunicar eficientemente com potenciais e atuais clientes, a segmentação é uma das principais estratégias de relacionamento. Antes de lançar sua campanha aos sete ventos, é importante atentar para quem realmente interessa notar sua presença.
- Planejamento – Faça uma pesquisa bem definida em relação aos hábitos de consumo do seu público, assim como as estratégias de seus concorrentes (Benchmark).
- Seu tom de voz/comunicação – Agora que você conhece seu consumidor, defina a linguagem a trabalhar com ele (Mais irreverente? Tradicional? Formal?)
- Crie um planejamento mensal – Uma dica é criar um calendário (numa planilha ou na agenda), fazendo a distribuição de posts semanais. Dedique um momento da sua semana para criar e agendar o conteúdo, mantendo assim uma boa organização e otimização do tempo. Os melhores horários para postagens pode depender de cada segmento, público ou rede social. O ideal é que cada empresa se atente às métricas e relatórios (no caso do Facebook, é possível acompanhar os resultados no menu “Informações” > aba “Publicações”.
- Esteja atento aos dados – Os feedbacks são muito importantes quando se trata de redes sociais, pois o tempo de resposta de cada comentário, avaliação, ou mensagem inbox deve ser curto, além do cuidado de estar atento para que não passe nada despercebido, para que não dê a impressão de descaso com o seu público, https://greendayonline.com/same-day-loans-no-credit-check/.