Com o mundo digital em ebulição, é cada vez mais comum ver as empresas interessadas em expandir o seu negócio para as mídias sociais. Com isso, contar com o marketing digital é primordial.
O marketing digital compõe de uma série de atividades executadas por uma empresa ou pessoa online quando se tem o intuito de fazer negócios novos, se relacionar melhor com o público e criar uma identidade para a sua marca. As táticas mais importantes do marketing digital são o Marketing de conteúdo, o Inbound Marketing, e o SEO.
O marketing direcionado para as mídias sociais possui uma série de vantagens para quem o utiliza, a principal delas é ver todo retorno de seus investimentos em forma de lucros,
O surgimento do Marketing Digital
O marketing digital surgiu nos anos 90 quando a internet foi criada. No entanto, esse tipo de marketing nada se parecia com o que temos hoje, pois ele era um modelo muito simples e unilateral, uma vez que não existia a relação entre empresa e consumidor, este recebia as informações apenas de maneira passiva.
O modelo de marketing mais similar ao que se tem hoje surgiu no início dos anos 2000, quando a internet ficou mais democrática e o internauta pode começar a interagir com os conteúdos publicados.
O crescente número de pessoas que passou a usar a internet contribuiu bastante para o avanço do marketing digital, que até hoje tem sofrido mudanças muito positivas que ajuda a empresa entregar conteúdo personalizado para um público alvo no exato momento que ele deve chegar.
Vantagens do Marketing Digital
O marketing digital cresce em passos muito largos. O surgimento das mídias sociais, onde a internet passa a ser o principal meio de comunicação entre as pessoas tem contribuído muito para isso. Veja abaixo os principais benefícios que esse tipo de marketing pode ter.
1. Alto poder de comunicação
O marketing digital proporciona que empresas e consumidores se comuniquem de forma simples e constante, o que facilita, por exemplo, a resolução de problemas e faz com que esses dois lados criem uma relação de afetividade e o consumidor veja a marca como uma boa referência.
2. Marketing digital pode ser visto de forma global
Diferente do marketing tradicional, que é limitado a um público restrito a um determinado lugar, o marketing digital, por ser feito através das mídias sociais, pode ser visto por pessoas de todos os lugares do mundo, o que o torna mais eficaz e com maiores resultados.
3. Alto poder de influência no marketing digital
O marketing digital proporciona muita interatividade, uma vez que proporciona a participação do internauta, seja através de elogios, críticas ou solução de problemas. Essa atitude favorece a interação da empresa com o seu consumidor.
4. Dados e Informação como parte da estratégia de marketing digital
Através da interação com o público, é possível, através das ações de marketing conseguir dados importantes sobre os consumidores que são o alvo do negócio. Isso proporciona um melhor atendimento por parte da empresa e a criação de estratégias cada vez mais competentes.
Através das mídias sociais e dos sites de busca é possível encontrar informações muito valiosas a respeito do cliente, como, idade, gostos e comportamentos. Dessa maneira, para que o anúncio não seja desperdiçado com mensagens equivocadas, uma boa ação de marketing deve ser focada nesses dados.
Resumindo
Para que uma empresa ou um negócio possa criar uma boa imagem virtual, ela precisa fundamentalmente de uma boa estratégia de marketing digital.
Essa prática, além de ajudar a destacar o seu empreendimento, faz com que chame a atenção para os clientes certos, que estejam interessados no serviço ou produto que você oferece.