VTEX – Tudo que você precisa saber sobre a plataforma em 2021

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O que você vai ler nesse artigo

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da VTEX, se você é empresário ou gerente está buscando potencializar as suas vendas nos canais online, essa plataforma pode ser a chave de virada para sua empresa.

Nesse artigo, iremos te contar tudo que precisa saber sobre a plataforma VTEX. Ainda mais, se você está preocupado com o custo da plataforma, saiba desde agora, que com a ferramenta adequada poderá impulsionar a rentabilidade do seu e-commerce.

Normalmente, em uma posição de gestão torna-se complicado o gerenciamento de vários canais de vendas. O empresário necessita cuidar de diversos temas complicados do dia a dia.

Quando chega a hora do realizar os controles, você se depara com diversas plataformas, controles em Excel e diversos ajustes para que as informações se alinhem. Isso demanda um tempo precioso não é verdade?

Pensando nisso, a agência VTEX desenvolveu a plataforma Omnichannel. Com essa plataforma é possível centralizar os pontos de contato com os clientes em um só local.

Está é uma excelente oportunidade para você conhecer a fundo essa plataforma inovadora e promover o sucesso para o seu e-commerce. Acompanhe!

O que é a plataforma VTEX

A VTEX é uma plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Services). Seu principal objetivo é acelerar a transformação do comércio, a empresa uniu seu DNA de tecnologia e negócios, com sua plataforma de desenvolvimento.

Criando assim, a estrutura necessária para o empresário realizar suas rotinas como, por exemplo, cadastro de novos produtos, integração de formas de pagamento, ERP, calcular frete etc. Desse modo, o empresário pode focar diretamente na venda do produto e em suas ações de divulgação no ambiente online.

A multinacional, é conhecida por ser a melhor plataforma de e-commerce. Visto que permite infinitas possibilidades de utilização e possibilidades de personalização quase ilimitada. Dessa forma, superando muito os concorrentes

Ainda mais, toda a estrutura da VTEX funciona através de nuvem, fazendo com que os clientes diminuam os custos com estruturas e servidores locais.  Sem dúvida estamos falando da melhor opção para administrar e desenvolver seu negócio on-line.

A VTEX é uma marca bem-estruturada e possui um planejamento de longo prazo. Sendo assim, poderá suprir qualquer demanda que venha surgiu no comércio eletrônico, quanto do usuário final.

História da VTEX

A VTEX surgiu através de uma ideia de Geraldo Thomaz e Mariano Gomide, foram muitos desafios até essa gigante do mercado de software se tornar o que é hoje.

Contudo, essa dupla não desistiu e teve como seu lema o aprendizado, mesmo que não desse resultado. “Se estou aprende, se estou crescendo vou continuar” disse Geraldo Thomaz.

A estratégia deu certo, fundada em 1999 no Rio de Janeiro, tempos depois já havia conquistado grandes clientes como Brastemp, Sony, Consul Petrobras entre muitos outros.

Inicialmente, a VTEX era mais como CRM desenvolvido para o mercado têxtil, a ideia surgiu quanto a dupla via o pai da ex-namorada de Geraldo Thomaz indo para São Paulo todos os meses para comprar roupas.  A ideia surgiu da pergunta, por que não comprar roupas pela internet?

A partir desse episódio Geraldo Thomaz e Mariano Gomide, deram início a empresa de desenvolvimento de sites para o mercado têxtil. Em 2005 foi dado o passo seguinte com a empresa entrando para o modelo SaaS.

Em 2011, a VTEX fechou acordo com a WX7, a união das marcas ocorre após um evento em Dallas (EUA) no ano de 2010 onde a Dupla conheceu Rafael Forte e Alexandre Soncini, sócios da WX7.

Tamanho de mercado da VTEX

As maiores empresas do mundo confiam na VTEX para impulsionar seu comércio digital
As maiores empresas do mundo confiam na VTEX para impulsionar seu comércio digital

Atualmente a empresa conta com 17 escritórios no exterior que atendem 3 mil clientes em 45 países entre eles Big Players como Samsung, Walmart, Carrefour, Coca-Cola, Nestlé, Whirlpool entre outras. Além disso, a empresa tem como um dos seus objetivos para 2021 fortalecer a presença na Europa,

Para o empresário, é importante poder contar com uma empresa que passou pelo teste do tempo, que cometeu erros e aprendeu com eles. Além disso, ganhou mercado sendo desenvolvida gradualmente.

Hoje em dia, a plataforma de e-commerce da VTEX é a única empresa da américa latina a entrar como concorrente de nichos de grandes “Techs” conhecidas como Oracle, Salesforce, SAP e IBM.

Em sua última rodada de investimentos, de US$225 milhões cria o novo “unicórnio brasileiro”. Contudo, a avaliação da empresa fica em US$1,7bilhão, cinco vezes o valuation da rodada anterior. Sendo, seu crescimento (CAGR) de 44% ao ano.

Por que contratar a plataforma de E-commerce VTEX

Um empresário sempre tem em mente maneiras de aumentar a lucratividade do seu negócio. Sendo assim, quem busca migrar de plataforma de e-commerce está visando o aumento da lucratividade do canal online.

Nesse contexto, uma análise de custo deve ser levada em consideração. Já que para aumentar a rentabilidade do canal um investimento é necessário.  Você deve estar pensando, sim, mas a VTEX tem um valor alto, conseguirei uma rentabilidade a altura?

As funcionalidades e a velocidade da plataforma impacta em diversos seguimentos, não somente na potencialização das vendas. Da mesma forma, impacta na redução de custos agregados.

Então, a resposta para a pergunta é sim. Vamos mostrar alguns benefícios da plataforma VTEX:

Tecnologia Omnichannel

Atualmente, os clientes possuem diversos meios de vendas e interação. A plataforma omnichanel, possibilita a gerência de forma centralizada e unificada de diversos meios de vendas e contato com seus clientes.

Por exemplo, dispositivos móveis, redes sociais, sites online, televendas, totem, entre outros.

Além disso, a VTEX disponibiliza o In-Store, ferramenta que amplia as funcionalidades para as lojas físicas:

  1. Pagamento por dispositivo móvel integrado ao ponto de venda;
  2. Compra e opção de retirada em loja;
  3. Gestão de preços centralizada (omnipreço);
  4. Totem de autoatendimento
  5. Possibilidade de compartilhamento de estoque da loja física.

SmartCheckout e One Click Buy

SmartCheckout VTEX

O One Click Buy, permite que a plataforma armazene os dados de cartão de crédito. Dessa maneira, os clientes não precisam cadastrar formas de pagamento na segunda vezes que forem comprar.

O SmartCheckout foi feito pensando em tornar a compra fácil e rápida para o cliente.  Para isso desenvolveram as seguintes configurações:

  • O processo de compra é realizado em uma página
  • O cliente não necessita fazer login, apenas é necessário inserir o e-mail

Na próxima compra o cliente apenas precisará digitar o e-mail. As demais informações serão preenchidas automaticamente. Sendo assim, o processo de compra se torna simples e rápido.

Conforme informações dos indicadores da VTEX, essa funcionalidade pode resultar em um aumento de até 21% nas conversões de vendas.

Software em nuvem

A VTEX possui um sistema de unificado dos seus códigos para todos os clientes em sua plataforma em nuvem. Atuando dessa forma a mais a quase duas décadas proporcionando muitos benefícios.

Mensalmente, a VTEX realiza centenas de atualizações que são disponibilizadas gratuitamente para seus clientes. Além disso, não é comprado valores adicionais para o desenvolvimento e implantação de novas versões.

O mais interessante, todas as atualizações acontecem sem necessidade de tirar a loja do ar, e não gera impactos nas vendas.

VTEX Scalabe Cloud Infraestructure

A VTEX hospeda seu software na Amazon AWS. Sabemos que a AWS da Amazon é referência mundial em tecnologia, velocidade e estabilidade.

Recentemente essa estabilidade foi comprovada na Black Friday de 2019, quando a plataforma recebeu mais de cem mil visitas simultaneamente em momentos de pico, e 60 milhões de visitantes únicos.

A plataforma encerrou a Black Friday, com uma média de 90 pedidos registrados por segundo.

CMS Integrado

A VTEX comtempla em sua plataforma um CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo), possibilitando que você faça a gestão do conteúdo e temas das páginas de sua loja virtual.

Além disso, o CMS permite ao cliente criar, modificar e executar testes de seus conteúdos sem níveis de restrição. A criação de novos templates, customizações e desenvolvimento do sistema ocorrem de forma simples e rápida.

Integração com os maiores Marketplaces

Essa possibilidade de integração da sua loja com os marketplace do mercado consiste em concentrar a gerência de diversos canais de vendas. Ou seja, você consegue realizar todo o gerenciamento de produtos e campanhas como mudança de preço, descontos, logística de vários catálogos de vendas em uma única plataforma.

Os canais de marketplace aumentam o tráfego para sua loja, com uma gerência unificada pode aumentar sua rede de alcance trabalhando em vários catálogos de vendas de forma simultânea. Além disso, evita conflito de preços e estoque entres os canais

VTEX Networking – Seu próprio Marketplace

Com a VTEX Networking é possível ter o seu próprio marketplace. Possibilitando a integração de mais de mil clientes e vender seus produtos através deles. Dessa forma, turbinando os resultados das suas vendas e do seu negócio.

Ecossistema VTEX

A VTEX possui mais de 200 parceiros que prestam serviços de consultoria, implantação e suporte. Além disso, esses parceiros são chamados de agência VTEX, possuem outros serviços para ajudar a desenvolver seu negócio. Veja mais no tópico “Agência especializadas em VTEX” que falaremos a seguir.

Custo-benefício em adquirir a plataforma

Você sabe em quanto está o custo de plataforma do seu e-commerce?

Para fazer o cálculo é necessário considerar diversos fatores, como:

Custos com Infraestrutura; Hospedagem; roteamento; desenvolvimento; suporte; atualização de software, entre outros custos de gestão.

De forma que possa ter como base, os custos com a plataforma segundo a Forrester, em média o custo de plataforma pode chegar a 9% do faturamento no Brasil.

Além disso, a VTEX reunião algumas análises geradas pelo Google que mostram o desempenho médio das empresas que migraram a VTEX.  Confira os números:

  • Aumento no tráfego Orgânico: 30%
  • Conversão: 54%
  • Ticket Médio: 4%
  • Taxa de aprovação: 25%

Importante, todos esses indicadores refletem positivamente gerando aumento nos resultados de vendas.

Quanto custa plataforma VTEX?

A plataforma VTEX é recomendada para empresas que faturam mais de R$30.000 mensais no e-commerce ou possui essa projeção.

Portanto, a VTEX separou seus serviços em quatro planos para atender o máximo de empresários possíveis. Esses valores são referente a hospedagem, monitoramento, atualizações e manutenções.

Além disso, existe uma cobrança realizada por pedido fechado pela plataforma: confira:

  1. Plano On Demand – Nesse plano o custo mensal é de R$2.750,00 acrescido de mais 2,5% sobre os pedidos realizamos na loja virtual.
  2. Plano Business, Plano Corporate e Plano Enterprise – Estão disponíveis sob consulta para operações de grande porte

Os valores apresentados podem sofrer alterações de acordo com a compra de voucher que irá reduzir o  preço variável. Vouchers são indicados para empresas que tem mais de 10 milhões de faturamento ano.

Relatórios e Indicadores

Ainda mais, a VTEX integra de forma nativa com os ERP da TOTVS e SAP. Além disso, a plataforma conta com o VTEX IO, uma plataforma de desenvolvimento de softwares WEB, com essa plataforma é possível integrar diversos ERP

Dessa forma integrada, juntando com a capacidade de centralização das plataformas de vendas, a VTEX disponibiliza através do seu portal de administração ferramentas de gestão de indicadores (KPIs).

Com os dados apresentados em formato de relatório e dashboard, você e sua equipe poderá obter maior visão de como está o andamento das suas vendas e resultados. Sendo assim, veja alguns indicadores importantes:

  1. Compras concluídas – Permite entender quais campanhas estão desenvolvendo melhor, possibilitando criar estratégias.
  2. Taxa de conversão – Sendo, cliques em anúncios, compras interações entre outros.
  3. Valor de Ticket Médio – Apura os desempenhos das promoções e alterações nos valores.
  4. Visitantes frequentes – Permite observar o comportamento do cliente, ou seja, aqueles que retornam o acesso em sua loja.
  5. Taxa de abandono – Quando o cliente realiza a compra, mas não realiza o pagamento

Agência especializadas em VTEX

A VTEX possui diversos parceiros homologados chamados de agências. Essas agências são avaliadas e qualificadas pela VTEX, garantindo assim a qualidade e o conhecimento necessário.

A Droopi é uma agência certificada VTEX desde 2015, atuamos planejando, implantando e treinando equipes de e-commerce, além de ajudá-las a vender através do nosso método de performance e tráfego.

Cidade do Poker - Loja VTEX Droopi
Cidade do Poker – Loja VTEX desenvolvida pela Droopi

Caso você necessite migrar de plataforma ou iniciar com uma loja online, a Droopi fará todo o processo com você.  Além disso, as agências disponibilizam consultores especialistas da plataforma VTEX.

Além disso, conseguem oferecer serviços adicionais que não estão disponíveis diretamente com a VTEX. Esses serviços podem incluir, por exemplo, re-design de loja VTEX, consultoria de negócio, evolução da loja, suporte, serviços de SEO e CRO, entre outros.

Você pode procurar diretamente uma agência homologada. Todo o processo de contratação, documentação e migração é mediado pela agência junto à VTEX, auxiliando também na facilidade e ganho de tempo no processo.

O que é VTEX DAY?

VTEX day é um evento anual de todo o ecosistema VTEX

Trata-se de um evento realizado pela VTEX na América do Sul. Sendo, o foco do evento a transformação digital Internacional.  Esse evento reúne parceiros da VTEX, palestrantes importantes.

Normalmente, nesses eventos grandes negócios são fechados, por esse motivo tem atraído mais e mais participantes internacionais.

Conclusão

Por fim, passamos muito conteúdo sobre a VTEX, para que você possa escolher de forma adequada o software que irá te ajudar a promover escalabilidade do seu negócio. Vamos a um resumo!

A VTEX com todo o histórico e expertise poderá ser a chave para melhorar os ganhos do seu negócio. Principalmente em momentos como de crises e reclusão como no caso da pandemia, o aumento do consumo por loja virtual vem crescendo.

Não fique de fora, mantenha sua estratégia alinhada com as demandas do mercado.  Bons lucros têm origem de investimentos certos!

Tenha mais tempo de focar em suas vendas e em seus clientes, priorize suas análises estratégicas e deixe para VTEX todo o trabalho de gestão de múltiplas plataformas, elaborar relatórios, integrar números.  Permita-se focar no que realmente entrega resultados.